Terça-feira, 25 de Maio de 2010

Mega-Agrupamentos

Parece ter havido um recuo temporário na decisão de encerrar escolas básicas dos 2º e 3º ciclos. É uma coisa que mexe com os alunos, ou seja, com as famílias dos alunos, ou seja, com os votos.

 

Já há directores de agrupamentos a serem chamados às direcções regionais, para tomarem conhecimento da “onda”. Um exemplo: Mangualde, no distrito de Viseu, tem 3 agrupamentos, cada qual com um número razoável de alunos; os 3 directores já foram à DREC para lhes ser lida a “cartilha”; fundir-se-ão num único mega-agrupamento! A bem de… de… não sei de quê!

 

Aparentemente, a sorte baterá à porta da maioria dos concelhos do país, numa “onda” de fusões. É estranho isto ainda não circular pelos blogues e não ser notícia na comunicação social.

 

Os mega-agrupamentos criarão desemprego e, muito provavelmente, muita confusão. Ainda não se sabe em que moldes funcionarão, nem qual será o grau de autonomia de cada estabelecimento.

publicado por pedro-na-escola às 12:58
link | comentar | favorito
11 comentários:
De mario silva a 25 de Maio de 2010 às 22:20
Os mega já começaram com a Parque Escolar, que sob a capa da remodelação arquitectónica subrepticiamente também remodelou a organização da rede escolar, concentrando todos os serviços e anos de escolaridade num mesmo edifício.


De pedro-na-escola a 25 de Maio de 2010 às 23:53
É verdade, sim.
Até parece que o investimento da Parque Escolar está a ser usado como moeda de troca para a fusão dos agrupamentos... ah e tal, se vocês se fundirem, nós fazemos aí umas obras bacanas (oh para as câmaras municipais todas contentes com obras "de borla")...


De Daniel a 26 de Maio de 2010 às 16:44
Tens toda a razão.

Aos professores só o dinheirinho agita. Enviei,. vai para um mês, um mail aos blogues "mais populares" a denunciar isto. Ignoraram.

Como professor prefiro que se faça a contenção com a massa salarial do professorado do que com a destruição das escolas de milhares de crianças e povoações.

Resta-nos os lobbing dos pais e dos autarcas.

Nem os Sindicatos fazem barulho, sobretudo o da Região Centro (o afecto à Fenprof ), outrora tão reivindicativo .

Estas fusões, que já em 2007 haviam sido feitas na região da DREN , são o completo desmantelamento da rede público de escolas.

Sou cada vez menos adepto da "Escola Pública" propriedade do ME. Entregue-se a criação de escolas à iniciativa local, cabendo ao estado financiar por aluno. Desta forma as localidades mais pequenas não veriam as suas escolas ameaçadas.


De Daniel a 26 de Maio de 2010 às 16:47
Mais:

Na cidade do Porto, onde resido, está previsto nos estudos dos burocratas da DREN, o encerramento das EB23 até 600 alunos (sim, 600), transferindo estes para as Secundárias remodeladas. Mega-Escolas de 1500 alunos, aí virão.


De Anónimo a 8 de Junho de 2010 às 01:43
Reorganização da Rede Escolar

Reunidos na Escola E.B. 2,3 de Santo António em 4/06/2010, os Directores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas do Algarve tomaram conhecimento da resolução do Conselho de Ministros relativa à reorganização da rede escolar na qual se prevê, entre outras medidas, a criação de agrupamentos de escolas, sedeados em escolas secundárias, que permitam adequar o projecto educativo à escolaridade obrigatória de 12 anos, os quais poderão ter no máximo três mil alunos.
Mais ficaram a saber, por testemunho de alguns colegas presentes, que a Direcção Regional do Algarve já iniciou contactos com algumas das escolas da região, nomeadamente de Lagos, Tavira e S. Brás, de modo a avançarem no mais curto prazo com o processo de constituição dos referidos agrupamentos.
Face à situação descrita, estranha-se que só agora seja pedido o parecer dos directores sobre esta matéria, a qual será objecto de análise por parte do Conselho de Escolas na próxima 2.ª feira, dia 7 de Junho.
É, por isso, com muita apreensão que os directores presentes encaram todo este processo. Se é verdade que a medida visa, nas palavras do Sr. Secretário de Estado João da Mata, "fazer um melhor acompanhamento do aluno, … permitindo à criança entrar na educação pré-escolar e fazer todo o seu percurso educativo no mesmo agrupamento de escolas", bem como "prevenir situações de abandono escolar" e garantir "melhores resultados", não é menos verdade que tais afirmações são, no mínimo, discutíveis já que carecem de uma fundamentação com base em dados concretos ou estudos, porventura realizados, mas que não são do nosso conhecimento.
Estamos, por isso, perante um situação complexa sobre a qual a pouca informação existente não permite a emissão de um parecer fundamentado, como gostaríamos. Parece-nos, no entanto, ser aconselhável um estudo mais cuidado da situação, no sentido de acautelar algumas situações problemáticas que, desde logo, identificamos, nomeadamente:
- Dimensão excessiva dos referidos agrupamentos, já que 3000 alunos, cerca de 300 professores, mais de 100 funcionários não docentes tornarão a organização de tal forma complexa que será muito difícil dar resposta a todos os desafios organizacionais com os actuais meios de que dispõem as direcções das escolas;
- Complexidade de articulação de uma organização resultante da fusão de, pelo menos, uma escola secundária e um ou dois agrupamentos de escolas básicas, sendo qualquer uma destas, de per si, uma realidade já altamente complexa;
- Carácter experimentalista da medida que surge antes ainda de se ter consolidado a experiência de constituição dos actuais agrupamentos de escolas, sedeados na sua maioria em Escolas Básicas 2,3, e sem que se tenha avaliado ainda as vantagens ou desvantagens deste tipo de estruturas;
- A imposição da medida a todas as escolas sem uma prévia auscultação das respectivas comunidades educativas, bem como dos órgãos de direcção, nomeadamente o Director e o Conselho Geral, e sem ter em conta a cultura organizacional, por vezes bem diversa, de cada escola ou agrupamento já existente;
- A excessiva pressa em avançar, desde já, com a criação de mega agrupamentos a nível regional no Algarve, contrariando as palavras do Sr. Secretário de Estado João da Mata que defende que este é um trabalho a fazer de “forma muito gradual” e em articulação com os municípios e agrupamentos de escola, garantindo mesmo que "não vamos constituir mega agrupamentos".
- A necessidade de que tal medida seja objecto do maior consenso possível ao nível dos partidos políticos e da sociedade civil, passando, naturalmente, por toda a comunidade educativa, de modo a evitar o risco de avançar para uma reestruturação desta dimensão, com todas as implicações dela decorrentes, para a breve prazo retroceder, eternizando desta forma o contínuo carácter experimentalista e voluntarista das diversas reformas educativas.







De Luís Caetano a 9 de Junho de 2010 às 12:04
"INFORMAÇÃO:
Hoje dia 8 de Junho, reuniram-se na Câmara Municipal de Castro Daire o Sr. Sub. Director Regional de Educação do Centro, Rui Costa, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, o Sr. Vereador do Pelouro da Educação, o Representante da Equipa de Apoio das às escolas de Viseu e os Directores dos 2 Agrupamentos de Escolas e o da Escola Secundária.
Nessa reunião fomos informados pelo Sr. Sub. Director Regional que irá ser constituído de imediato um só Agrupamento para todo o Concelho.
Com os melhores cumprimentos;
O Director"
Este foi o e-mail que recebemos do director da EBI Mões, quando voltou estupefacto e indignado da reunião da Câmara (a reunião foi à tarde, o director foi convocado de manhã!...).
Entretanto, os contratados (eu incluido) já fomos avisados que não teremos os nossos contratos renovados, pois o Mega-Agrupamento já não precisará de nós: a nossa escola passará a ser apenas para 1º e 2º ciclo, a Mega-Secundária albergará o 3º ciclo também. Ficam apenas os colegas de Quadro (e mesmo assim nem todos...).
Cumprimentos.


De Jake a 29 de Junho de 2010 às 17:29
Na minha escola hoje ouvi que isso " é só para o ano". Não acredito que assim seja e mesmo que seja..


De J.Ferreira a 4 de Julho de 2010 às 23:13
Esta é a machadada final prevista há muitos anos. Escrevemos antes da História. Outros contam histórias…
A Autonomia vai passar a ser a nomeação dos caciques... Daqui a pouco teremos instalado o sistema soviético com Pit-buls por todo o lado. Aqueles que “cacarejarem”; colocam a própria cabeça a prémio. Depois de darem o lugar de gestor dos Hospitais aos políticos nomeados, chegou a vez de criarem os lugares com salários milionários na gestão dos MEGA AGRUPAMENTOS para os tornarem apetecíveis para os boys do partido... Duvidam? Esperem para ver (dizia isto em 2002).. Nós já tínhamos avisado. Em 2002 escrevemos um artigo que só em 2003 viria a ser publicado. Assim, desde 2003 que existe um artigo denunciando as intencionalidades governativas... Assim, já tínhamos previsto que tal iria suceder. Os socialistas usam estas estratégias de legitimação da acção governativa, destruindo os sistemas vigentes usando estratégias semelhantes às do camponês que coloca “cenouras diante de burros” para que eles se entusiasmem e andem mais depressa... Tudo estava previsto desde 2003... O que esteve em causa foi a imposição de uma filosofia socialista que George Orwell, na sua obra “Animal Farm” (“O triunfo dos porcos”) apresenta a evolução da postura dos “Porcos” (políticos) para levar a bom porto a revolução na extinta URSS e a instalação de um “Regime Socialista”. Numa primeira fase promove-se a competência e conquista-se o entusiasmo dos professores vendendo-lhes o direito à autonomia pedagógica e administrativa, vendendo um autonomia que deveria ser desejada para melhor gerir a “quinta educativa” (escola) e depois massacram-se os professores. Pesquisem no Google e vejam o que vai entre aspas ““... Desafio-vos a visitar Autonomia Conquistada Vs Autonomia Enquistada
Novas Pedagogias ou Novas Correntes da Educação ?.


De Miguel a 22 de Setembro de 2010 às 11:31
Vejam o cartoon seguinte para perceberem o que realmente são os mega-agrupamentos:
http://anae.biz/rae/?p=1884


De Miguel a 22 de Setembro de 2010 às 11:33
http://anae.biz/rae/?p=1884


De espiar com detectives a 29 de Novembro de 2011 às 02:05
bom dia mt thanx! disfrutei re-ler esse artigo é mesmo excelente, agora já sou guest frequente nato deste blog! cumprmentos


Comentar post

~posts recentes

~ E a Terra é plana…

~ A propósito dos melhores…

~ A propósito de oportunida...

~ A propósito das paranóias...

~ Especialistas em educação

~ O que vai ficar por fazer

~ Nuno Crato e a definição ...

~ Mega-Agrupamentos 4 - a p...

~ Mega-Agrupamentos 3

~ Mega-Agrupamentos 2

~ Mega-Agrupamentos

~ O segredo do sucesso nas ...

~ A anedota da vaca

~ Por falar em reduzir as d...

~ Agressividade de autores ...

~ Brincando às competências...

~ Pois, realmente, não foi ...

~ Contas ao número de aluno...

~ Reforço da autoridade dos...

~ Incompetência ao rubro...

~links

~arquivos

~ Julho 2011

~ Junho 2011

~ Maio 2010

~ Abril 2010

~ Março 2010

~ Novembro 2009

~ Outubro 2009

~ Setembro 2009

~ Agosto 2009

~ Julho 2009

~ Junho 2009

~ Maio 2009

~ Abril 2009

~ Fevereiro 2009

~ Janeiro 2009

~ Dezembro 2008

~ Novembro 2008

~ Outubro 2008

~ Abril 2008

~ Março 2008

~ Fevereiro 2008

~ Janeiro 2008

~chafurdar no blog

 
RSS