Hoje, houve espaço para que, em algumas aulas, se abordasse o “Prós e Contras” de 31 de Abril de 2008, no qual esteve presente o colega Paulo Guinote. É nestes momentos que, por vezes, somos surpreendidos.
Numa turma de Currículo Alternativo, constituída por alunos com um percurso escolar pouco feliz, ali pelos 15 anos e ainda no 7º ano, o debate da RTP1 e o vídeo da Carolina Michaelis foram abordados de forma rápida e concisa, tirando os alunos conclusões e fazendo comentários, a saber:
1. O telemóvel foi um protagonista insignificante no vídeo. O que chocou foram as atitudes da aluna: agarrar a professora e tratá-la por "tu". Inaceitável, segundo os miúdos. Estes miúdos!
2. A professora deveria ter expulsado a aluna da sala? Gargalhada geral dos miúdos. Uma aluna daquelas não sairia da sala, obviamente. A professora deveria ter chamado um funcionário para expulsar a aluna? Nova gargalhada geral. Se a aluna não obedece à professora, porque iria obedecer a um funcionário?
3. Sobre os intervenientes do “Prós e Contras”: mais uma gargalhada geral. Eles não sabem do que falam!
E são miúdos! A ignorância e o disparate que marcam, sistematicamente, as intervenções públicas de quem não faz ideia do que se passa numa escola do ensino básico, foram ridicularizadas por uma turma de miúdos a quem os estudos pouco ou nada diz. Ainda assim, têm olhos na cara e não vivem num mundo à parte.