Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008

Alguém pediu propostas?

Outro dia, em http://antifalsospedagogos.wordpress.com:
“Não será através do sucesso dos alunos que se vê a qualidade profissional do Professor? Se os Professores defendem as suas qualificações profissionais para o exercício da profissão, porque é que a produção de resultados é tão deficiente? É certo que eles justificam a problemática do insucesso escolar, com factores exteriores à sua responsabilidade, mas também não apresentam propostas para alterar esta situação.
O ensino é um processo de construção, através da influência indirecta de um sujeito que tem de estar consciente de seu papel social, que respeite e saiba lidar com as diferenças… com a consciência efémera, de ter de ultrapassar obstáculos, de transformação e de acção. É urgente, que o Sistema Educativo identifique as causas do insucesso, de forma que as gerações futuras sejam mais capazes que as passadas, de dar respostas imediatas e qualificadas aos problemas que surgirem.”
 
Duas respostas às perguntas:
 
1. Não será através do sucesso dos alunos que se vê a qualidade profissional do Professor? Depende. Se todos os alunos quiserem aprender, se todos os pais destes alunos quiserem que eles aprendam, se todos os pais exigirem resultados aos seus filhos, se o professor tiver meios para obrigar a aprender o aluno que não quer, se nas aulas houver ambiente propício às aprendizagens, então, sim, pelo sucesso e pelos resultados dos alunos vemos a qualidade profissional do professor. Melhor que tudo, era os alunos serem todos iguais, tipo boneco insuflável com computador de bordo.
 
2. Porque é que a produção de resultados é tão deficiente? Porque não tem que ser eficiente! Os alunos não têm que aprender. Aliás, os alunos nem têm que nada… basta-lhes andar por ali, pelas escolas, a arrastar as sapatilhas… e agora até podem tirar as férias que quiserem, que o prejuízo é quase nulo.
 
Um comentário:
O Sistema Educativo ainda não identificou as causas do insucesso? Não? Se não, com base em quê foram lançadas tantas medidas, nas últimas décadas e agora? Os profissionais do sistema educativo já identificaram as causas do insucesso, mas quem manda não quer mexer numa palha nessas causas. Porque mexe com o excesso de direitos e o défice de deveres. Porque mexe com votos.
 
Um desafio:
É certo que eles justificam a problemática do insucesso escolar, com factores exteriores à sua responsabilidade, mas também não apresentam propostas para alterar esta situação.
 
Quereis propostas? Tomai:
 
1. Penalizações pecuniárias e fiscais para as famílias que não revelem autoridade sobre os seus filhos no que toca a desempenho e comportamento na escola.
 
2. Obrigatoriedade de conclusão (com aproveitamento) do 9º ano e registo individual de aluno “sem cadastro”, para obtenção de qualquer tipo de carta de condução (aplicável aos cidadãos nascidos depois de 1992).
3. Obrigatoriedade de conclusão (com aproveitamento) do 9º ano para poder trabalhar (em qualquer regime) em qualquer sector profissional (aplicável aos cidadãos nascidos depois de 1992).
 
Não pode ser assim? Claro que não. Em Portugal, tudo são direitos, incluindo a educação! Quando a educação passar a ser um dever, aí teremos mudanças consequentes.
tags:
publicado por pedro-na-escola às 08:11
link do post | comentar | favorito

~posts recentes

~ E a Terra é plana…

~ A propósito dos melhores…

~ A propósito de oportunida...

~ A propósito das paranóias...

~ Especialistas em educação

~ O que vai ficar por fazer

~ Nuno Crato e a definição ...

~ Mega-Agrupamentos 4 - a p...

~ Mega-Agrupamentos 3

~ Mega-Agrupamentos 2

~ Mega-Agrupamentos

~ O segredo do sucesso nas ...

~ A anedota da vaca

~ Por falar em reduzir as d...

~ Agressividade de autores ...

~ Brincando às competências...

~ Pois, realmente, não foi ...

~ Contas ao número de aluno...

~ Reforço da autoridade dos...

~ Incompetência ao rubro...

~links

~arquivos

~ Julho 2011

~ Junho 2011

~ Maio 2010

~ Abril 2010

~ Março 2010

~ Novembro 2009

~ Outubro 2009

~ Setembro 2009

~ Agosto 2009

~ Julho 2009

~ Junho 2009

~ Maio 2009

~ Abril 2009

~ Fevereiro 2009

~ Janeiro 2009

~ Dezembro 2008

~ Novembro 2008

~ Outubro 2008

~ Abril 2008

~ Março 2008

~ Fevereiro 2008

~ Janeiro 2008

~chafurdar no blog

 
RSS