Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008

Tudo o que quer saber - parte 5

Comentário:
“Mas ainda não perceberam que temos um sistema de ensino realmente medíocre e que qualquer medida com intenção de melhorar não pode resultar em pior ensino? Senhora ministra, ponha as medidas em prática, que agradar a todos os gregos e a todos os troianos não é de todo possível. Premeiem o mérito, avaliem com justiça, que os resultados tardarão, mas vão aparecer. Com a balda a que temos assistido, não queremos conviver mais, não é próprio da UE. Mas, por favor, resistam à tentação de orientar os resultados só para as estatísticas, porque essas contam a história que quisermos. Boa sorte, ela costuma proteger os audazes. Saudações.”
CM, Lisboa
 
Esclarecimento:
Já toda a gente percebeu que temos um sistema de ensino realmente medíocre. Ou talvez não tanto. Tem grandes falhas e compromete o futuro e a competitividade do país, isso sim. Permita-me discordar: as medidas com intenção de melhorar podem, de facto, resultar em pior ensino! Podem, se quem as inventa não faz ideia do que está a fazer! Podem, se quem as inventa não sabe o que é uma escola, o que é uma turma de alunos, o que causa o insucesso e o abandono. Podem, se, tal como apontou, inventa as medidas numa perspectiva de “orientar os resultados só para as estatísticas”. Premiar o mérito é louvável, mas fazer de conta que sim, é que não. Avaliar com justiça, claro que sim, mas avaliar injustamente, com parâmetros pouco claros e muito suspeitos, é que não. De facto, não é próprio da UE a balda que se está a instalar no ensino em Portugal. Pior que a balda, é a farsa declarada e pública. Caminhamos a passos largos para um pior ensino, em Portugal. Pena que a sociedade portuguesa seja feita de cegos, em vez de gente com olhos na cara. Cegos, surdos, mudos e completamente esquecidos.
publicado por pedro-na-escola às 15:17
link do post | comentar | favorito

~posts recentes

~ E a Terra é plana…

~ A propósito dos melhores…

~ A propósito de oportunida...

~ A propósito das paranóias...

~ Especialistas em educação

~ O que vai ficar por fazer

~ Nuno Crato e a definição ...

~ Mega-Agrupamentos 4 - a p...

~ Mega-Agrupamentos 3

~ Mega-Agrupamentos 2

~ Mega-Agrupamentos

~ O segredo do sucesso nas ...

~ A anedota da vaca

~ Por falar em reduzir as d...

~ Agressividade de autores ...

~ Brincando às competências...

~ Pois, realmente, não foi ...

~ Contas ao número de aluno...

~ Reforço da autoridade dos...

~ Incompetência ao rubro...

~links

~arquivos

~ Julho 2011

~ Junho 2011

~ Maio 2010

~ Abril 2010

~ Março 2010

~ Novembro 2009

~ Outubro 2009

~ Setembro 2009

~ Agosto 2009

~ Julho 2009

~ Junho 2009

~ Maio 2009

~ Abril 2009

~ Fevereiro 2009

~ Janeiro 2009

~ Dezembro 2008

~ Novembro 2008

~ Outubro 2008

~ Abril 2008

~ Março 2008

~ Fevereiro 2008

~ Janeiro 2008

~chafurdar no blog

 
RSS