Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009

O PSD e os termos actuais

Estava a ler um post do Ramiro, a propósito do programa eleitoral do PSD para a Educação, quando me veio à memória a conversa à mesa no almoço de hoje.
 
No blog do Ramiro (www.profblog.org) pode ler-se assim:
 
“Fim da divisão da carreira (nos termos actuais, isto é com a categoria de professor e a categoria de titular). Não foi isto que fomos dizer a Lisboa por três vezes? Não foi essa a principal exigência dos sindicatos e dos movimentos independentes dos professores?”
 
No site do PSD (www.politicadeverdade.com), a parte que diz respeito a este tema é exactamente assim:
 
“Reveremos o Estatuto da Carreira Docente, nomeadamente no respeitante ao regime de progressão na carreira, corrigindo as injustiças do modelo vigente e abolindo a divisão, nos termos actuais, na carreira docente”.
 
Ora, a conversa à mesa do almoço de hoje versava, precisamente, sobre as potencialidades dos “termos actuais”, que deixam margem de manobra para muita coisa.
 
Eu sei que isto já parece um preciosismo rebuscado de análise, mas, convenhamos, se fosse para acabar com a divisão da carreira, não seria mais simples dizer apenas “abolindo a divisão na carreira docente”?
 
É que, a bem dizer, abolir a divisão na carreira docente, nos termos em que está, pode significar, também, passar a ter outra divisão! Por exemplo, uma carreira dividida em professor, professor titular e professor super-titular!...
 
Abolir esta divisão na carreira, implica regredir (por mais positivo que isso seja) administrativamente em muitos aspectos. A ideia do PSD é mesmo essa? A ideia é abolir a divisão ou apenas alterá-la, só para não ficar nos termos actuais?
publicado por pedro-na-escola às 18:14
link do post | comentar | favorito

~posts recentes

~ E a Terra é plana…

~ A propósito dos melhores…

~ A propósito de oportunida...

~ A propósito das paranóias...

~ Especialistas em educação

~ O que vai ficar por fazer

~ Nuno Crato e a definição ...

~ Mega-Agrupamentos 4 - a p...

~ Mega-Agrupamentos 3

~ Mega-Agrupamentos 2

~ Mega-Agrupamentos

~ O segredo do sucesso nas ...

~ A anedota da vaca

~ Por falar em reduzir as d...

~ Agressividade de autores ...

~ Brincando às competências...

~ Pois, realmente, não foi ...

~ Contas ao número de aluno...

~ Reforço da autoridade dos...

~ Incompetência ao rubro...

~links

~arquivos

~ Julho 2011

~ Junho 2011

~ Maio 2010

~ Abril 2010

~ Março 2010

~ Novembro 2009

~ Outubro 2009

~ Setembro 2009

~ Agosto 2009

~ Julho 2009

~ Junho 2009

~ Maio 2009

~ Abril 2009

~ Fevereiro 2009

~ Janeiro 2009

~ Dezembro 2008

~ Novembro 2008

~ Outubro 2008

~ Abril 2008

~ Março 2008

~ Fevereiro 2008

~ Janeiro 2008

~chafurdar no blog

 
RSS