Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008

Outra vez aquilo dos competentes

Fórum da DGRHE, um dia destes.
Assunto: Aulas assistidas
Questão: No 2º e 3º ciclo a observação de uma aula refere-se a 45m ou 90m?
Resposta brilhante (by a dgrhe): A calendarização da observação das aulas é atribuição do conselho executivo, porém a observação das aulas é apenas uma das vertentes da observação do desempenho do docente, devendo ser conciliada nomeadamente com a análise de documentos e instrumentos de planificação e avaliação das actividades lectivas. A avaliação de desempenho deverá abranger a globalidade do desempenho do docente, sendo por isso importante que haja uma complementaridade entre a análise documental e a observação das aulas propriamente ditas. Todo este processo deve ser ponderado, rigoroso e equilibrado.
Moral da história: O ensino em Portugal precisa mesmo de uma reformulação profunda. Bem que batalhamos, diariamente, para que os nossos alunos saibam responder objectivamente a perguntas, depois de lidas, relidas e convenientemente interpretadas, mas está difícil, pois não faltam adultos sem essa competência básica que conseguem chegar aos píncaros do ministério que falhou na missão de lhas transmitir. E a questão era…?  
tags:
publicado por pedro-na-escola às 08:03
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De José Luiz Sarmento a 11 de Fevereiro de 2008 às 11:35
Um professor que, tendo feito aquela pergunta num teste, recebesse aquela resposta teria que assinalá-la como errada, atribuir-lhe zero de cotação e escrever na margem, a vermelho, a observação «irrelevante».
Isto, tratando-se de um professor competente por qualquer critério racional. Tratando-se de um professor «competente» pelos critérios surrealistas do Ministério, provavelmente consideraria a resposta correcta...


Comentar post

~posts recentes

~ E a Terra é plana…

~ A propósito dos melhores…

~ A propósito de oportunida...

~ A propósito das paranóias...

~ Especialistas em educação

~ O que vai ficar por fazer

~ Nuno Crato e a definição ...

~ Mega-Agrupamentos 4 - a p...

~ Mega-Agrupamentos 3

~ Mega-Agrupamentos 2

~ Mega-Agrupamentos

~ O segredo do sucesso nas ...

~ A anedota da vaca

~ Por falar em reduzir as d...

~ Agressividade de autores ...

~ Brincando às competências...

~ Pois, realmente, não foi ...

~ Contas ao número de aluno...

~ Reforço da autoridade dos...

~ Incompetência ao rubro...

~links

~arquivos

~ Julho 2011

~ Junho 2011

~ Maio 2010

~ Abril 2010

~ Março 2010

~ Novembro 2009

~ Outubro 2009

~ Setembro 2009

~ Agosto 2009

~ Julho 2009

~ Junho 2009

~ Maio 2009

~ Abril 2009

~ Fevereiro 2009

~ Janeiro 2009

~ Dezembro 2008

~ Novembro 2008

~ Outubro 2008

~ Abril 2008

~ Março 2008

~ Fevereiro 2008

~ Janeiro 2008

~chafurdar no blog

 
RSS