Domingo, 30 de Março de 2008

O que os senhores querem?

Acabem com as razões de circunstância! Apresentem alternativas consistentes!
Senhores Professores
Expliquem-me muito devagarinho como seu fosse muito estúpido, afinal o que os senhores querem?
Até ao momento ainda não ouvi ninguém falar de alternativas às politicas do ME!
A única coisa que pedem é que se pare com as medidas, pois precisam de tempo…, só que tempo, é aquilo que já falta há muitos anos ao sistema Educativo.
Quais as propostas que apresentam para reverter os números do insucesso?
Talvez mandar os Pais para escola para aprenderem a ajudar os filhos nos TPC’s ou então exigir do estado um subsidio para pagar explicadores aos educandos, de preferência aos mesmo Professores das disciplinas que eles têm dificuldades, assim talvez os docentes se sentissem mais motivados…
in http://antifalsospedagogos.wordpress.com
 
Assim de momento, eu quero:
 
1. Um modelo de avaliação que avalie os meus deveres de professor, que estão consagrados no Estatuto da Carreira Docente, afastando os professores que continuamente faltam aos seus deveres.
 
2. Um Estatuto do Aluno que penalize com eficácia e sem anedotas os alunos cujo divertimento diário é contribuir para um ambiente difícil de aprendizagem nas salas de aula.
 
3. Um Estatuto do Encarregado de Educação que o penalize social e monetariamente, quando o respectivo educando descaradamente não cumpre com os seus deveres básicos, seja de comportamento dentro e fora da sala de aula, seja de assiduidade, ou de empenho.
 
4. Exames nacionais a todas as disciplinas. Em anos não terminais de ciclo, provas de aferição a todas as disciplinas.
 
5. Legislação extra-educação que exija, sem excepção, o 9º ano concluído com aproveitamento e sem "cadastro disciplinar" como condições para obtenção da carta de condução. O mesmo para obtenção de emprego, seja qual for. Aplicável a nascidos depois de 1994.
 
6. A obrigatoriedade de permanência dos professores nas escolas durante as 35 horas de trabalho, nem mais, nem menos, com condições físicas para preparação de aulas, planificações, pesquisas, elaboração de materiais e correcção de trabalhos e testes.
 
7. A separação clara, sob a forma de legislação para a educação, entre o que são alunos com dificuldades e alunos que não querem esforçar-se. Apoios e planos para os primeiros, penalizações para os segundos.
 
8. A revisão de todos os currículos, no sentido da diminuição dos conteúdos em todas as disciplinas. Há que ter tempo para aprender coisas novas, praticá-las, consolidá-las e explorá-las em vários contextos de aplicação, em vez de se passar a vida a saltitar de conteúdo em conteúdo, para no final do ano estar a matéria toda dada, ainda que mal interiorizada e mal sabida.
publicado por pedro-na-escola às 22:32
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1 comentário:
De 22anosdeprofissão a 3 de Abril de 2008 às 23:41
Concordo plenamente com o que o Pedro referiu.
Se assim fosse não haveria tanto insucesso escolar, indisciplina , currículos que não são revistos há anos .
Também concordo com o facto de "Até ao momento ainda não ouvi ninguém falar de alternativas às politicas do ME!".Onde é que elas estão?
Eu também quero ser avaliada por um modelo de avaliação que avalie os meus deveres de professor, afastando os professores que continuamente faltam aos seus deveres.




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